Você está aqui: Capa > Saúde > Sintomas De Câncer No Útero

Sintomas De Câncer No Útero

Sintomas De Câncer No Útero

Sintomas De Câncer No Útero

Nem só de cuidados com a beleza deve viver a mulher. A saúde feminina deve ser levada a sério, já que casos de câncer de mama e colo do útero são mais comuns a cada dia. Muitas deixam de fazer os exames básicos por vergonha ou falta de tempo. A vida é mais importante do que tudo isso. Conseguir um tempinho para ir ao ginecologista pode salvar vidas.

O Câncer De Colo Uterino

É muito perigoso por ser silencioso e não demonstrar sintomas claros. É o tipo de câncer mais comum nas mulheres brasileiras, e continua matando mesmo com as campanhas deixando claro que, com um diagnostico precoce, que pode ser conseguido com uma consulta comum ao ginecologista, há grandes chances de cura. Mas mesmo assim, muitas mulheres continuam deixando de ir aos consultórios.

O Que É O Colo Uterino?

O colo do útero é uma parte do sistema reprodutor feminino que conecta a vagina ao útero. É essa parte do corpo que é a responsável por produzir o muco, comum durante a relação sexual. O muco ajuda o esperma a se locomover da vagina ao útero, onde ocorre a fecundação.

Sintomas Do Câncer De Colo De Útero

Com já dito, a doença é muito grave, mas pode não mostrar nenhum sintoma até que esteja em um grau avançado. O que reforça que o exame preventivo é a melhor forma de detectar a doença nos estágios iniciais.

Os sintomas que podem se apresentar são: Sangramento vaginal, principalmente depois de relações sexuais; sangramento vaginal fora do período de menstruação; secreção vaginal com cheiro forte. Quando o quadro já está avançado a doente pode apresentar dores no abdômen e problemas urinários.

Como O Câncer De Útero É Detectado?

O câncer de colo do útero (câncer de útero) pode ser descoberto durante uma consulta ginecológica por meio do exame do papanicolau. A coleta das secreções identifica o problema, em muitos casos cedo o suficiente para que a portadora não tenha grandes problemas para eliminá-lo.

Sintomas De Câncer No Útero

Sintomas De Câncer No Útero

Tratamento Do Câncer De Colo De Útero

A primeira ação depois de diagnosticar o câncer é a cirurgia. Pode ocorrer de apenas esse método ser eficiente, retirando o problema. Caso o avanço do tumor persista, entram em ação medidas mais pesadas como a radioterapia e quimioterapia.

Os tratamentos são eficientes em grande parte dos casos. Podem causar efeitos colaterais por serem medidas extremas e fazerem uso de radiação e produtos químicos fortes. O acompanhamento médico ajuda a paciente a se cuidar, já que está com as defesas do organismo em baixa.

Quando Fazer O Papaniclolau?

O exame que previne o câncer de colo do útero, o papanicolau, deve ser feito a partir do momento em que a mulher passa a ter relações sexuais ou depois dos 18 anos se ainda for virgem. O papanicolau deve ser feito pelo menos uma vez por ano ou de acordo com as recomendações do médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*