Você está aqui: Capa > Saúde > Gorduras Boas e Ruins: Quem São Elas?

Gorduras Boas e Ruins: Quem São Elas?

Como Diferenciar As Gorduras Boas Das Ruins

Por Raphaela Perin

Gorduras Boas E Ruins: Quais são Elas?

Gorduras Boas E Ruins: Quais são Elas?

Com certeza você já fez um exame de sangue e viu que lá estava especificado um índice para o colesterol LDL e outro para o HDL. Esta diferenciação é feita porque um índice representa o chamado popularmente colesterol bom e o outro representa o colesterol ruim. Mas será que você sabe para qual sigla cada um se refere e o que são as gorduras boas e quais são as ruins?

Por mais chato que saber essa questão possa parecer a você, ela é fundamental no tocante à saúde. É muito importante que você saiba que nem tudo o que tem gordura é prejudicial. Por isso, saber escolher entre o que você pode ou não comer não somente interfere na sua boa forma, como também permite que você tenha uma saúde melhor, ajudando a evitar problemas cardíacos, entre outros, no futuro.

O Que São As Gorduras Boas E Gorduras Ruin

Ter colesterol alto é algo muito comum nos dias de hoje. A grande oferta de fast foods e comidas gordurosas e com gorduras trans faz com que a nossa alimentação não seja muito boa e facilmente você escorrega no nível de colesterol do seu organismo. Porém o senso comum indica que comer alimentos que contêm gorduras sempre é ruim e isso não é verdade. O fato é que as gorduras são muito positivas para o funcionamento do corpo humano, sendo que elas são responsáveis por proteger o corpo dos choques mecânicos, por manter a temperatura corporal e ainda por ajuda na produção de hormônios. Ou seja, comer uma quantidade de gordura diária é essencial.

O fato é que nem toda gordura é positiva para o organismo. Elas são divididas em gorduras boas e ruins, ou seja, aquelas que realmente têm uma função no organismo e aquelas que servem apenas para entupir as veias e artérias e para engordar. Por isso, você precisa aprender a diferenciar os tipos de gorduras existentes.

Neste sentido, se você observar o rótulo de algum produto, vai verificar que, na tabela nutricional, há a divisão gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras insaturadas e gorduras trans. Gorduras totais é a soma dos três índices de gordura presentes no alimento e são estes índices que são importantes de se conhecer. Então, leia as definições de cada tipo de gordura a seguir:

Gorduras Boas E Ruins: Quem São Elas?

Gorduras Boas E Ruins: Quem São Elas?

Gorduras saturadas – estas são as gorduras consideradas ruins para o organismo humano. Elas são provenientes dos animais e elevam o índice do colesterol LDL, que é maléfico para o corpo. O nível alto de colesterol LDL pode ocasionar problemas cardíacos. Por isso, é indicado que você evite comer alimentos gordurosos que sejam derivados de animais ou troque as versões por alguma que tenha menos gordura. Um exemplo é o leite. Como ele é derivado da vaca, boa parte de sua gordura é saturada. Por isso, a versão integral do leite tem cerca de 6 gramas de gorduras totais, sendo que entre 3 a 4 gramas é de gordura saturada. Neste caso, o indicado é trocar pelo leite desnatado, que tem a mesma quantidade de cálcio e todos os outros benefícios, com a diferença de não conter gordura.

Gordura insaturada – estas são as gorduras boas para o organismo, porque são de origem vegetal. As gorduras insaturadas estão presentes em vários alimentos, como na linhaça, no azeite de oliva, nos óleos vegetais, no abacate, nas nozes e nas castanhas, entre outros. Quando ingeridas em quantidade suficiente, as gorduras insaturadas ajudam a aumentar o índice do colesterol HDL, que é colesterol bom para o organismo. Outra vantagem é que a gordura insaturada não fica acumulada na região da barriga e ainda ajuda a evitar problemas cardíacos. A única atenção que se deve ter é que, como é um tipo de gordura, você engorda quando come demais alimentos com a gordura insaturada. Por isso, o recomendado é ingerir a quantidade suficiente para o organismo, para tudo ficar equilibrado.

Gordura trans – as gorduras trans são artificiais e originadas de uma alteração nas gorduras insaturadas. Mas isso não significa que as gorduras trans sejam boas; pelo contrário, elas são péssimas para o organismo. Por isso, muitos alimentos começaram a criar versões que não contêm gorduras trans. Quando ingeridas em excesso, as gorduras trans ocasionam a diminuição do colesterol bom e o aumento do colesterol ruim. De maneira geral, as gorduras trans estão presentes em bolachas, biscoitos, pães doces, sorvetes, chocolates e gorduras hidrogenados, etc. Além disso, vale a pena observar que, apesar de no pacote do alimento estar escrito que este é livre de gorduras trans, nem sempre isso acontece. Tudo depende da quantidade que você ingerir. Por isso, o melhor é evitar comer alimentos que contenham gorduras trans.

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de gordura, vai poder fazer escolhas melhores, ajudando a manter a forma e ainda mantendo a saúde em dia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*