Você está aqui: Capa > Cuidados Especiais > O Que É Endometriose ?

O Que É Endometriose ?

Endometriose

Endometriose

Uma doença que causa muita dor e merece atenção. A endometriose ainda é objeto de estudo de especialistas, que procuram entender com maior precisão o que faz com que a doença aconteça, como evitá-la e formas de tratamento.

O Que É A Endometriose?

É uma doença especifica do sexo feminino, como os cânceres de mama e colo do útero. A endometriose ocorre quando o endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) começa a crescer em outras partes do corpo, causando muitas dores e incômodo.

Não se sabe ao certo como isso ocorre, mas há teses a respeito. Teorias indicam que a própria menstruação é uma forma de eliminação de parte do endométrio. Quando ocorre essa eliminação, parte da substancia pode escapar para outras regiões do organismo e começar a se desenvolver e crescer sob a influência dos hormônios das mulheres.

Sintomas Da Endometriose

Os sintomas mais acentuados e precisos na hora de identificar a doença são as cólicas menstruais (dismenorreia), quando são muito fortes e frequentes. Quando as dores são tão fortes, a pontos de atrapalharem o trabalho ou mesmo as relações, é hora de procurar o médico.

Dores durante o ato sexual também são maus sinais. Se ocorrerem dores quando o pênis alcança o fundo da vagina pode ser um alerta claro de endometriose.

A dificuldade de engravidar pode ser resultado da doença, bem como um sintoma dela. As dores resultantes da endometriose podem acontecer mesmo fora do período menstrual, mas são mais comuns no período.

Problemas urinários estão entre os sintomas, já que a endometriose pode se instalar em vários locais do corpo.

Qual A Relação Da Endometriose Com O Câncer De Ovário E Colo Do Útero?

Cientificamente não há relação de uma coisa com a outra, mas vamos aos dados antes de descartar a hipótese.

Cientistas chegaram à conclusão de que quem tem endometriose não terá, necessariamente, câncer. Ou seja, não há ligação cientifica descoberta entre as doenças.

Endometriose

Endometriose

A endometriose tem uma ação muito parecida com do câncer. A doença age quando um determinado tecido começa a se multiplicar descontroladamente dentro do corpo. No caso da endometriose, que não é uma doença maligna, como o câncer, essa multiplicação celular não causa morte.

O câncer, por outro lado, é muito perigoso e fatal, se não diagnosticado e tratado a tempo.

Alguns cientistas da Suécia pesquisaram mulheres que desenvolveram câncer e tinham endometriose antes do caso. As pesquisas chegaram à conclusão de que em muitos casos a endometriose precedeu alguns tipos de câncer, como o de ovário. Foram dados quem mostraram algo importante, mais ainda assim não há nada na própria endometriose que a associe ao câncer.

A Endometriose Pode Causar Infertilidade?

Sim. Como acontece uma “invasão” de um tecido que deveria existir somente na cavidade uterina, a endometriose pode ser responsável por infertilidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*