Você está aqui: Capa > Saúde > Dieta Para Portadores De Esofagite

Dieta Para Portadores De Esofagite

Dieta Para Portadores De Esofagite

Dieta Para Portadores De Esofagite

Dieta Para Portadores De Esofagite

A esofagite ou refluxos gastroesofágicos são doenças causadas por uma dilatação no diafragma, o problema é chamado de hérnia hiatal. O hiato, essa pequena abertura que se localiza no diafragma, fica em um ponto no qual o esôfago e o estômago se juntam. Quando o hiato começa a se alargar além do suficiente para sua função se caracteriza a hérnia hiatal.

Este tipo de hérnia pode nascer com a pessoa, mas também pode ser causado por excesso de tosse, esforço físico mal controlado, gravidez, ganho de peso, vômito ou qualquer ação que force o diafragma, que acaba dilatando o hiato.

A Hérnia De Hiato É Um Problema Comum?

Sim, e não é considerado grave. Porém há casos em que o problema pode acarretar doenças piores, como a úlcera. Metade da população com mais de 50 anos apresenta a hérnia de hiato. Na maioria dos casos as pessoas nem ficam sabendo, já que os sintomas são considerados rotineiros, como a queimação e azia.

O incômodo se dá ao refluxo dos ácidos estomacais em direção ao esôfago, chegando à garganta. É chato, mas não causa danos maiores. É importante procurar um médico quando sentir algum sinal de esofagite e refluxo, pois a hérnia de hiato, apesar de na maioria dos casos não passar de uma queimação depois do almoço, pode danificar seriamente o esôfago em determinadas situações.

Dieta Para Portadores De Esofagite

Dieta Para Portadores De Esofagite

Dieta Para Portadores De Esofagite

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, por incomodarem o estômago e esôfago. O café deve ser consumido sem excesso, nada de xícaras grandes ou tomar “cafezinhos” seguidos. O chá preto também deve ficar de fora da sua dieta se você sofre de esofagite. O leite pode ser consumido com maior liberdade, mas sempre sem exagerar, pois até mesmo ele pode causar incômodo se em excesso.

Elimine alimentos ácidos, como refrigerantes, limão, frutas azedas em geral e vinagre. Os condimentos também são inimigos para quem tem refluxo estomacal. Pimenta, mostarda, picles e tudo que seja muito temperado, os enlatados são exemplos.

Evite também frituras e gordura, além dos molhos e maionese. São gostosos, mas dilatam a abertura (boca) do estômago. No caso da hérnia de hiato confirmada reduza também o consumo de chocolates, já que deixar de comer é praticamente impossível. Um pouquinho, para matar a vontade não faz mal.

O Que Pode Se Consumido?

Pode, e deve, investir no consumo de fibras, vegetais, frutas frescas (menos as azedas) e muita água. Com isso os intestinos funcionam perfeitamente, evitando a prisão de ventre que dilata a região abdominal e causa pressão no diafragma.

Emagrecer ajuda muito mais do que se pode imaginar, podendo até mesmo acabar com os sintomas, já que a pressão exercida pelo excesso de peso é eliminada e o diafragma e estômago ficam “relaxados”. Sem contar que perder peso melhora todas as funções do corpo.

https://www.youtube.com/watch?v=_PPHiYOUlWA


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*