Cirurgia Plástica Reparadora: o que é e quais são os benefícios
Por Raphaela Perin
Você com certeza sabe que existem vários tipos diferentes de cirurgias plásticas. No entanto, um destes tipos chama a atenção por tratar especificamente de problemas que aparecem congenitamente (ou seja, aqueles em que a pessoa nasce com eles), que é adquirido com o tempo e é reconhecido pelos médicos ou aqueles problemas que causam déficit parcial ou total. Esta é a cirurgia plástica reparadora, que não é apenas uma questão estética, mas sim uma situação de qualidade de vida, bem-estar e até mesmo saúde.
O Que é
Como afirmado, a cirurgia plástica reparadora tem o objetivo específico de tratar de problemas que afetam a vida do paciente. Por isso, este tipo de procedimento é voltado para a recuperação de funções ou até mesmo o aprimoramento de algo que foi perdido, como, por exemplo, o movimento de um dedo. Sendo assim, a cirurgia estética reparadora oferece ao indivíduo a possibilidade de estar o mais próximo do “normal” (utilizando este termo como sendo o padrão estabelecido pela sociedade).
Por ser uma cirurgia que trata inclusive de saúde, a cirurgia plástica reparadora pode ser pedida aos convênios médicos. Basta ter uma solicitação do profissional de saúde. No entanto, a cirurgia plástica reparadora requer uma avaliação médica intensa antes da decisão de fazê-la e somente um médico capacitado pode definir se ela é realmente necessária.
De maneira geral, as cirurgias plásticas reparadoras são direcionadas para os seguintes casos: cistos e câncer de pele, ressecção de sinais, atenuação ou reversão de defeitos originados no nascimento, melhora do aspecto da pele em pacientes queimados e em pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica para perda de peso e outros casos similares. E todos estes casos podem ser cobertos pelos convênios médicos.
Devido a todas estas características, a cirurgia plástica reparadora é responsável por 40% do total de procedimentos da cirurgia plástica. Este número alto também é justificado pelo fato de o resultado das cirurgias reparadoras ser muito positivo. É claro que o médico não consegue fazer milagres, mas é possível fazer um trabalho muito bom em casos complicados, como a reconstrução de pele, músculo, cartilagens, muscosas, nervos e ossos.
Avanços
Dentro do quesito da cirurgia plástica reparadora, a grande melhoria é a microcirurgia, que consegue fazer procedimentos mais precisos, como a saturação de nervos. Além de oferecer mais possibilidades ao paciente, a microcirurgia também tem resultados melhores e mais satisfatórios ao paciente.
No entanto, procedimentos comuns na cirurgia plástica também podem ser usados na cirurgia plástica reparadora. A lipoaspiração e a prótese de silicone podem ser necessárias em alguns casos e os médicos utilizam destas técnicas sem medo. No caso da lipoaspiração, o uso é feito quando a pessoa tem alguma doença que acumula gordura em regiões específicas do corpo. Já o silicone é muito usado em situações específicas, como a reconstrução da mama depois da recuperação de um câncer nesta região do corpo.
Robson silva de freitas disse:Quero fazer uma riotlpasnia para reduzir as abas do meu nariz,gostaria de saber o valor,onde consigo fazer aqui em salvador,desde je1 agradee7o.bom dia.