Você está aqui: Capa > Saúde > Anticoncepcional E Trombose

Anticoncepcional E Trombose

Anticoncepcional E Trombose

Anticoncepcional E Trombose

A ligação entre determinados tipos de anticoncepcionais e o aparecimento da trombose foi estudado pela FDA (órgão responsável pelo controle de remédios e alimentos, EUA). A pesquisa feita pela agência chegou à conclusão de que as mulheres que tomam anticoncepcionais que tenha drospirenona (um hormônio) na fórmula têm um risco maior de adquirir a doença. Os medicamentos que usam o levonorgestrel (mais antigos) oferecem menores chances de problemas.

Os testes foram realizados com 800 mil americanas entre os anos de 2001 e 2007.

O Que É A Trombose?

A trombose se caracteriza quando há a formação de trombos (coágulos) em algumas partes do corpo, como as pernas, por exemplo. Os trombos são as coagulações que geralmente fecham os ferimentos que sofremos. A doença faz com que isso ocorra em locais saudáveis. Os entupimentos podem causar uma embolia pulmonar, o que acaba causando morte instantânea.

Além do uso de anticoncepcionais, a trombose pode ser causada por cirurgias, fumo, varizes, tratamentos de reposição hormonal, internações hospitalares longas nas quais o paciente fica sem se mover por muito tempo.

Os Anticoncepcionais Em Questão

No Brasil há dois tipos de anticoncepcionais comercializados pela Bayer que contêm a drospirenona. São eles os medicamentos Yaz e Yasmin.

Nas pesquisas realizadas pela FDA, as mulheres que tomavam o Yaz aumentavam em 75% a possibilidade de contrair a trombose. As pacientes que tomavam os medicamentos de outras fórmulas não corriam tantos riscos.

Mais Testes Sobre Os Riscos Dos Anticoncepcionais

Dois estudos recentes ofereceram resultados diferentes, o que mantém a discussão sem uma resposta mais específica.

Exames realizados na Dinamarca mostraram que as usuárias de Yaz têm o dobro de chances de adquirirem trombose em relação às que usaram medicamentos mais antigos. A pesquisa usou 1 milhão de mulheres no país.

Estudos publicados em 2007, porém, afirmam que o perigo da trombose é igual para quem usa qualquer tipo de anticoncepcional, os que contêm drospirenona e os que usam levonorgestrel.

Como ainda não houve resultados conclusivos nos testes, Rogério Bonassi, presidente da comissão de contracepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) declarou que o uso de Yaz e Yasmin não precisa ser suspenso pelas mulheres.

Anticoncepcional E Trombose

Anticoncepcional E Trombose

Dados Que Precisam De Comprovação Científica

Segundo Rogério Bonassi, os números relacionados às mulheres que contraíram a trombose venosa podem ser contestados se estudos forem realizados não apenas em mulheres que têm a doença e usam os anticoncepcionais, já que pode ocorrer de serem outras condições as causadoras da doença.

Os Dados

Número de mulheres examinadas e casos de trombose venosa a cada 100 mil.

Mulheres que não usam anticoncepcionais: 5 doentes a cada 100 mil mulheres.

Mulheres que usam produtos com lovonorgestrel: 15 a 20 doentes para cada 100 mil.

Mulheres que usam Yaz e Yasmin: 25 a 30 doentes para cada 100 mil.

Gestantes: 60 doentes para cada 100 mil.

https://www.youtube.com/watch?v=Dp1GWIWVtjM


2 comentários

  1. O uso de anticoncepcionais sem a devida orientação médica é realmente perigosíssimo. Tenho uma amiga que recentemente teve trombose em uma das pernas por que tomou a pílula anticoncepcional duas vezes no mesmo dia.
    Excelente post!
    Beijinhos

  2. eu uso o anel que coloca na vagina pois tenho medo de tomar a pilula, se chama: nuvaring e meu medico que prescreveu, serà que pode ter os mesmos riscos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*