Você está aqui: Capa > Moda > Acessórios > As Bolsa em Tecido São Leves e Práticas

As Bolsa em Tecido São Leves e Práticas

A Moda das Bolsas em Tecido

 Por Raphaela Perin Bolsa em Tecido - Modelos e Estampas

Há alguns anos, uma nova moda surgiu: as bolsas em tecido. Românticas, charmosas e lindas, este estilo de bolsa mostrou que veio para ficar e não há mulher que não ache este estilo uma gracinha. Mas as bolsas em tecido não podem ser usadas em todas as situações e, assim como com qualquer outro tipo de bolsa, é preciso saber combinar para que o visual não fique muito “datado”.

Como Usar ?

As bolsas em tecido podem ser usadas por qualquer tipo de mulher, mas é importante não exagerar no estilo artesanal. Por isso, a primeira dica de como usar a bolsa em tecido é misturar as cores e as texturas, tudo de maneira equilibrada. Como é um tipo de acessório mais informal, a bolsa em tecido é perfeita para o dia a dia e, portanto, deve ser combinada com roupas usadas todos os dias, como jeans e camiseta. Mas é possível criar um look moderno mesmo usando uma bolsa em tecido. Fica mais ousado e original e pode ser um visual perfeito.

De qualquer forma, é importante observar algumas questões e seguir algumas dicas, como observar as estampas (pode-se fazer um mix de desenhos, desde que não se caia no exagero; por isso, pode-se combinar poás com xadrez, mas poás com poás é proibido!), verificar que um visual monocromático fica perfeito com uma bolsa em tecido mais colorida, enquanto um look colorido requer uma bolsa neutra (em preto, cinza, bege, etc) e saber que, para não errar de jeito nenhum, o melhor mesmo é apostar no tradicional jeans, camiseta e bolsa em tecido.

Como Fazer Uma Bolsa Em Tecido ?

Claro que a maneira mais fácil de ter uma bolsa em tecido é escolher o modelo que mais agrada e comprar, seja numa loja física ou virtual. No entanto, quem gosta de artesanato e tem um

Bolsa em Tecido - Estampas e Modelos

certo dom pode montar um modelo personalizado. Além de ficar lindo, a bolsa acaba saindo mais barata e ainda é um modelo único, que não se vai ver alguém usando uma igual.

Mas se você está pensando que fazer uma bolsa em tecido é muito difícil, saiba que não. Existem vários modelos que podem ser adaptados e, com o tempo, a própria pessoa consegue fazer aquilo que quer sem precisar de um modelo específico. No entanto, existe um padrão que pode ser seguido para não errar na primeira bolsa.

Então, é preciso ter 60 cm de tecido chita, acessórios de costura, linha para costura e velcro de 5 cm. Com estes materiais, chega a hora de começar a costurar. O primeiro passo é cortar um quadrado de 50 cm x 50 cm com o tecido de chita duplo. Com a forma recortada, é necessário unir as duas partes pelo avesso e costurar deixando uma margem de cerca de 1 cm. Em seguida, é preciso dobrar ao meio para formar a saia da bolsa e dobrar de novo ao meio, mas no sentido contrário. Depois deve-se fazer um pique para marcar o centro.

Neste momento, é preciso marcar 5 cm de cada lado da bolsa que está sendo formada para fazer três pregas laterais. Cada uma destas pregas deve ter um intervalo de  2,5 cm  e uma profundidade de aproximadamente 3 cm. O mesmo processo deve ser feito do outro lado da bolsa, passando uma costura para poder segurar as pregas. Então, chega a hora de cortar as alças, com 52 cm de comprimento por 9 cm de largura. Costure as alças com o tecido dobrado ao meio, deixando as beiradas viradas para dentro. Em seguida, deve-se passar um pesponto por fora. Por último, deve-se cortar duas tiras do tecido com 34 cm x 10 cm. Estas tiras serão o cós da bolsa. Deve-se costurá-las, com as alças a partir da primeira prega. Atente que é melhor passar a costura pela frente e dobrar o cós no meio, com 1 cm de margem para poder fazer o acabamento da bolsa.

Para fechar as laterais, é necessário virar a bolsa ao meio e fazer uma costura reforçada, de cerca de 80 cm, de forma perpendicular à costura lateral. Então, deve-se fazer um zigue-zague nas costuras internas e costurar os pedaços de velcro no centro interno de cada cós.

Aprenda a Fazer Uma Bolsa Em Tecido Na Sua Casa


Um comentário

  1. Adorei os modelos de bolsas…….. bem vou copiar. Estou sem trabalho, pretendo fazer para vender, já que, na minha cidade não tem lojas que vende.
    São lindas ,as bolsas. Parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*