Você está aqui: Capa > Moda > Acessórios > Bolsa Ecológica: Da Para Ficar Na Moda Sim!

Bolsa Ecológica: Da Para Ficar Na Moda Sim!

As Vantagens Das Bolsas Ecológicas

Bolsa Ecológica: Da Para Ficar Na Moda Sim!

Bolsa Ecológica: Da Para Ficar Na Moda Sim!

Por Raphaela Perin

O conceito de sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são pontos muito comentados nos dias de hoje. A necessidade de modificar o mundo e suas relações de consumo é algo primordial para que a qualidade de vida das futuras gerações esteja garantida. Por isso, muitas atitudes relacionadas a este setor estão sendo tomadas por governantes, empresas e pessoas comuns, que acreditam que a mudança de hábitos individual já é suficiente para começar a mudar o mundo todo. É a ideia de que cada um deve fazer a sua parte.

Neste sentido, uma das propostas mais utilizadas por pessoas comuns é a das bolsas ecológicas. Fabricadas a partir de materiais recicláveis e com a função de serem utilizadas no dia a dia ou para fazer compras (como forma de substituir a sacola plástica), as bolsas ecológicas caíram no gosto das mulheres mais descoladas e modernas.

 O Que É?

A bolsa ecológica também é conhecida por ecobag e tem por objetivo principal conseguir carregar diversos produtos sem precisar usar a sacola plástica. Assim, como a bolsa ecológica pode ser usada centenas ou até milhares de vezes, ela torna-se um produto ambientalmente aceitável, além de ser bastante charmoso, claro.

Basicamente, para se ter uma ideia, uma bolsa ecológica consegue substituir seis sacolas plásticas por semana e isso é muito importante porque as sacolas plásticas degradam muito o meio ambiente por conterem em sua composição substâncias tóxicas.

Atualmente, diversas empresas confeccionam bolsas plásticas e elas estão disponíveis para a venda em muitos lugares. Supermercados, lojas artesanais e muitos sites na internet vendem bolsas ecológicas bem bacanas, sendo que algumas são lisas, outras trazem mensagens ou estampas. No entanto, uma ideia é fazer uma bolsa ecológica personalizada.

 Como Fazer?

O melhor ponto de fazer uma bolsa ecológica para si mesma é poder confeccioná-la com o tecido, cor e estampa que quiser. Aliás, cada pessoa pode criar várias bolsas diferentes, podendo utilizá-las sem medo cada vez que for às compras.

Então, para confeccionar uma bolsa ecológica será preciso cortar dois retângulos a partir de um tecido bem resistente (uma dica legal de tecido é usar uma calça jeans velha; o material será reutilizado e jeans está sempre na moda). Observe que, dependendo do tamanho da sacola, as medidas são diferentes. Então, o padrão é 30 cm x 35 cm para confeccionar uma sacola pequena, 35 cm x 40 cm para fazer uma sacola média e 50 cm x 60 cm para fazer uma sacola maior, do tamanho de uma bolsa de praia. Em seguida, também é preciso cortar duas tiras com 5 cm de comprimento para fazer as alças da bolsa. As bordas das alças devem ser costuradas e passadas a ferro do lado certo. Depois devem ser costuradas para que fiquem achatadas durante o uso.

bolsa ecologica
Bolsa Ecológica: Da Para Ficar Na Moda Sim!

Após fazer esse procedimento, deve-se dobrar o retângulo em três partes e marcar duas dobras no lado que será o interno da bolsa. Os retângulos, então, devem ser abertos e costurados ao longo dos lados maiores e também em um dos lados menores. Ou seja, estarão sendo costurados os lados e o fundo da bolsa. Os cantos devem ser costurados para o lado de dentro, permitindo que a bolsa, depois de pronta, possa ficar em pé quando colocada sobre uma superfície plana. Também é preciso alinhar as costuras do fundo e dos lados do canto para que o acabamento seja perfeito.

Em seguida, deve-se fazer a borda do lado de cima da bolsa. A partir daí, deve-se dividir a parte de cima da bolsa em três partes, definindo onde as alças serão costuradas. As pontas das alças devem ser dobradas para o lado de dentro e então costuradas, com uma margem de 4 cm de tecido para permitir mais firmeza à bolsa e evitar que ela rasgue-se na hora de usar.

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comentem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*