Você está aqui: Capa > Mamãe e Bebê > Como Evitar O Ganho De Peso Na Gravidez

Como Evitar O Ganho De Peso Na Gravidez

Como Ter Uma Gravidez Saudável E Sem Ganho De Peso Extra

Por Raphaela Perin

Como Evitar O Ganho De Peso Na Gravidez

Como Evitar O Ganho De Peso Na Gravidez

A gravidez é um momento especial na vida da mulher. A espera por um filho modifica todos os pensamentos e ações da nova mamãe, que já começa a pensar primeiro no que é bom para o bebê. Mas este período da vida das mulheres também ocasiona grandes mudanças hormonais, que, entre outras coisas, faz com que o corpo acumule peso.

É claro que o ganho de peso na gravidez é algo natural. Afinal de contas, uma vida está sendo gerada e, aos poucos, a barriga vai expandindo. O problema acontece quando a mulher engorda mais do que deveria. Por isso, o recomendado é seguir as indicações médicas e manter o peso num patamar determinado. Mas como facilitar isso e manter o corpo em forma, apesar da gestação? Confira algumas dicas que vão lhe ajudar a ter um corpo melhor e mais saudável enquanto você passa por esse momento único na sua vida.

O Que Fazer

Como já afirmado anteriormente, é normal engordar durante a gestação. Aliás, não só é normal como também é recomendado que a mulher ganhe certo peso, a fim de que o bebê consiga se desenvolver normalmente e nasça com saúde. No entanto, o ganho de peso excessivo é prejudicial para a criança e também para a mulher, porque este é um sinal de que a alimentação não é a adequada.

Por isso, dependendo da fase da gestação em que você está, os cuidados devem ser diferentes. Independentemente disso, muitas mulheres acreditam que, por estarem grávidas, podem e devem comer por dois. Outras  dão a desculpa do desejo para comerem todas as guloseimas que veem pela frente.

A ideia, na verdade, é manter uma alimentação saudável, especialmente nos três primeiros meses. Nesta fase, a mulher deve comer como fazia antes de descobrir que estava esperando um filho. Ou seja, deve continuar com a sua alimentação normal, sem ingerir mais calorias.

Já a partir da 13ª semana de gestação é preciso consumir diariamente 300 calorias a mais do que o normal. Este número deve ser mantido até o final da gravidez; assim, o bebê se desenvolve da maneira correta e a mamãe consegue manter a forma.

Como Evitar O Ganho De Peso Na Gravidez

Como Evitar O Ganho De Peso Na Gravidez

Para conseguir manter a ingestão de calorias diárias controlada, o melhor é ingerir pequenas quantidades de alimentos e fazer de cinco a seis refeições por dia, sendo três maiores (café da manhã, almoço e jantar) e três menores (os lanches). Comer de três em três horas ajuda o organismo a manter a digestão funcionando e faz com que o metabolismo seja acelerado. Nas refeições, consuma sempre alimentos ricos em fibras e evite as gorduras, doces e massas. Consumir cinco porções de verduras, legumes e frutas por dia, reservar 25% da sua alimentação para derivados do leite e para a gordura, 10% para proteínas e 55% para carboidratos é essencial para ter uma alimentação equilibrada.

No entanto, quem pode passar uma nutrição adequada é o seu médico. A princípio, a gestante deve engordar apenas 6 kg, o que representa apenas 5% a mais em relação ao peso anterior ao da gravidez.

Dicas

Caso você esteja preocupada com o seu peso durante a gravidez, precisa saber que os 6 kg a mais recomendados são originários do bebê e de outras alterações pelas quais o corpo passa durante a gestação. Por exemplo: 600 g é o peso da placenta ao final da gestação,  o volume de sangue aumenta e a mulher pode atingir até 1,2 kg apenas neste fator, os seios pesam cerca de 400 g a mais e o líquido amniótico pode chegar a pesar 2,5 kg.

Por isso, se você quer saber se está engordando demais, pode fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O ganho de peso está relacionado a este nível e quanto menor for o seu IMC antes da gravidez, menos deve engordar. Assim, você evita que sua gestação tenha complicações.

Agora, se antes da gravidez você estiver acima do peso, também deve tentar engordar o mínimo possível. Caso comece a ganhar muito peso, o resultado pode ocasionar aumento da pressão arterial ou o surgimento de diabetes, que pode sumir ou não depois da gestação. Por outro lado, se você já é gordinha, apenas deve manter a alimentação na gravidez, evitando fazer dietas nesse período.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*