Você está aqui: Capa > Mamãe e Bebê > Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação

Alimentação Correta na Gestação

Alimentacao na Gestacao

Alimentacao na Gestacao

Por: Valéria Nagy 

Um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher é a gravidez. Isso é um divisor de águas, pois marca a mudança de um estágio de vida. Tudo muda a partir da chegada de um filho. Mas, durante a gestação, a mulher precisa ter cuidados redobrados e especiais, pois passa a cuidar não somente da saúde dela, mas também da do bebê.

E a alimentação é fundamental nesse período. Mas a alimentação certa.

Alimentar-se Bem Garante a Saúde do Bebê

Segundo a orientação de médicos nutrólogos, algumas doenças crônico-degenerativas se iniciam ainda no útero. Na gestação, a mulher deve consumir mais calorias, minerais e vitaminas, mas preferencialmente que não passe de 300 Kcal diárias. Isso porque a mulher grávida deve manter o equilíbrio alimentar. Engana-se quem acha que gestante tem que engordar vários e vários quilos. Não. Deve engordar o necessário para suprir as suas necessidades e as do bebê.

Outras recomendações importantes são no consumo de açúcar e gorduras, que devem ser ingeridos de maneira moderada. O que deve ser evitado durante a gestação é a ingestão de sal, de pimentão, melancia e pimenta, estes últimos, indigestos ao organismo. Café e bebidas alcoólicas também não devem ser consumidos, especialmente as bebidas alcoólicas, pois podem causar prejuízos na formação do feto.

Para que a gestante equilibre sua dieta à nova necessidade, em vez das cinco refeições diárias recomendadas para todas as pessoas, ela deve fazer oito. É preferível o consumo de frutas, legumes e verduras.

Nesta fase, o organismo da gestante usa os líquidos e a energia para proporcionar a proteção do feto durante a sua formação. Uma parte da gordura fica acumulada e armazena para uso durante a gravidez. É um equipamento perfeito. Porém, quando a futura mamãe exagerar na comida, essa gordura se transformará em gordura localizada, ou seja, ela engorda. Não se recomenda à gestante fazer dieta para emagrecer. Ela deve esperar o nascimento da criança para pensar em perder peso.

Ácido Fólico

É importante ainda que a gestante fique muito atenta aos níveis de ácido fólico, ferro e cálcio, pois são fundamentais para que a gravidez corra bem.

Bem, não é preciso nem falar que gravidez e tabagismo não combinam, muito pelo contrário. Portanto as gestantes não podem fumar.

É claro que toda gestante, além do acompanhamento do obstetra, deve ter orientação de um médico nutrólogo ou um nutricionista. A alimentação das grávidas requer cuidados especiais. É essencial ter em mente que a vida do bebê começa na concepção, e ele se formará com saúde se a mãe se cuidar corretamente. Não pense que a saúde da criança só deve ser olhada após o nascimento! Somos formados por células que precisam de nutrientes e não podem ser negligenciados. Mamãe, cuide-se e cuide de seu bebê!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*