Laser Para Pele Negra? Entenda Os Riscos Antes De Optar Pelo Tratamento
Por: Myrza Guimaraes
O laser é um tratamento de resolução rápida e não requer internação hospitalar nem anestesia geral, diminuindo os riscos existentes em qualquer procedimento.
Penetra na pele fazendo micro-furos, removendo com muita eficácia a parte mais superficial da pele, provocando a substituição das células envelhecidas. Atua diretamente sobre as fibras elásticas e colágenas, devolvendo à pele sua elasticidade original, sem necessidade de cortes e pontos e não deixando cicatrizes.
A energia de alguns aparelhos a laser age diretamente na melanina, uma proteína encontrada em maior quantidade na pele escura, que portanto, é mais sensível.
Há o risco de queimaduras e é muito comum a formação de manchas brancas ou escuras, que são de difícil tratamento.
Alguns tipos de laser, em fluências mais baixas, são seguros, mas o ideal é evitar a utilização na pele escura, já que existem alternativas eficazes.
Os peelings são de fato, os mais apropriados para o tratamento de manchas na pele negra. O peeling de cristal com máscaras clareadores, uniformiza o tom da pele com eficiência. Para garantir os resultados, basta o uso regular de filtro solar com fator de proteção 15, no mínimo.
Em relação à retirada de pelos, o laser já se mostra um método mais seguro. Como a pele negra tem mais tendência à foliculite, o método é indicado para prevenir cicatrizes e manchas.
Vários tipos de laser (YAG, de diodo, de alexandrita) podem ser utilizados com segurança, desde que operados por um profissional devidamente qualificado.
O primeiro passo para um tratamento realmente eficaz, é procurar um médico e uma clínica que sejam confiáveis e exigentes com a saúde. É fundamental que o procedimento seja realizado por um médico, o único profissional habilitado para realizá-lo.
Informe-se sobre todas as sensações e efeitos que envolvem o tratamento, as reações possíveis e suas conseqüências, em quanto tempo aparecem os benefícios e os cuidados necessários antes e depois do procedimento.
Além de todas as orientações do médico, garanta resultados seguros : interrompa o uso de ácidos e evite exposição ao sol por pelo menos 7 dias antes e nunca se submeta a um tratamento com laser se a pele estiver bronzeada.
No período pós procedimento, aumente o rigor, não deixando de usar bastante protetor solar e cremes hidratantes. Se acontecer a formação de casquinhas no local do tratamento, nunca as remova antecipadamente, pois elas devem desaparecer naturalmente.
Nunca se fie em anúncios de jornais e sites de compras coletivas. Evite o risco de se envolver com um profissional que não seja qualificado.
Lembre-se que, na maioria das vezes, as manchas podem ser tratadas com peelings e o efeito do laser pode não valer o risco.