Você está aqui: Capa > Comportamento > Como Superar A Timidez ? Confira As Dicas

Como Superar A Timidez ? Confira As Dicas

Timidez: Um Problema Que Pode Ser Superado

Por Raphaela Perin

Timidez

Timidez

Muitas pessoas são tímidas quando criança, mas conseguem superar o problema e tornam-se adultos irreverentes. No entanto, existem pessoas que mantêm a timidez mesmo depois de crescidas. Há casos em que o tímido age normalmente, mas apenas tem um certo receio de se apresentar em público ou conhecer pessoas novas. Existem situações mais complicadas, porém, que podem afetar toda a vida de quem sofre de timidez.

Mas o que é ser tímido? Quais os sintomas deste problema e como conseguir superá-lo?

O Que É

Desde criança somos expostos a situações complicadas. Em muitos casos, temos que nos apresentar na frente de uma série de pessoas, geralmente uma sala cheia de amigos prontos para fazer piada e criticar o que for dito. Momentos como esse, que são simples para algumas pessoas, são uma verdadeira tortura para outras. Os chamados tímidos sentem-se horríveis com essa sensação de serem observados e o foco das atenções.

Os sintomas da timidez variam de caso para caso, mas geralmente a pessoa sente a boca seca, fica agitada e tem a impressão de que seu estômago está cheio de borboletas. O coração, então, é o órgão que mais sofre, ficando bem acelerado.

Claro que não são apenas os tímidos que sentem estes sintomas. Qualquer pessoa pode passar pelo mesmo problema em alguma situação específica. O problema começa quando a timidez acontece frequentemente e passa a afetar a vida da pessoa. Assim, é preciso tirar da cabeça a ideia de que apenas pessoas introvertidas sofrem com a timidez, até mesmo porque especialistas afirmam que a maior parte do problema está ligado mais à falta de a pessoa conseguir ficar à vontade consigo mesma – e isso pode acontecer com todo mundo.

Aos poucos, a pessoa que sofre com  timidez começa a se isolar e a evitar situações que levem aos sintomas do problema. Assim, ela pode evitar ir a algum lugar, visitar determinada pessoa, enfrentar situações constrangedoras, expor-se e até mesmo defender a sua opinião.

Enquanto esta situação estiver controlada, a pessoa consegue conviver com a timidez. Mas quando as situações angustiantes são frequentes, a pessoa que sofre com a timidez começa a fazer uma generalização dos acontecimentos incômodos e este quadro de timidez pode evoluir até mesmo para algo mais sério, como ataques de pânico e fobia social.

Como Superar a Timidez

Nos casos mais graves de timidez, apenas o acompanhamento psicológico pode ter um efeito mais satisfatório. Neste caso, são buscadas as causas que levam a pessoa a ter esses episódios desagradáveis e, aos poucos, ela vai mudando o seu comportamento e conseguindo controlar a timidez.

No entanto, pessoas que são tímidas, mas ainda possuem um certo controle sobre a situação, podem usar de alguns subterfúgios para melhorar. Entender o que causa a timidez, em quais situações sente-se constrangido, etc, é o primeiro passo. Isso faz com que a pessoa conheça-se um pouco melhor e comece a perceber o quanto a timidez afeta a sua vida. A partir disso, é preciso avaliar e pensar que essa sensação de ser observado pode não corresponder à realidade. Avaliar a realidade e parar de olhar e pensar sobre si mesmo através de outras pessoas é essencial para se conhecer melhor e superar a timidez.

Timidez

Timidez

Ainda neste processo de autoconhecimento, vale a pena pensar sobre os seus pontos positivos. Saber reconhecer as próprias qualidades não só ajuda a aumentar a autoestima, como também a reforçar a sua autoimagem, fazendo com que você passe a ter menos medo de encarar determinadas situações. No mesmo sentido, é importante aprender a rir e a cuidar de si mesmo. Agradeça por todas as coisas boas que estão ao seu alcance e, de vez em quando, permita-se ter certos luxos.

Outro item superimportante para superar a timidez é saber que você não precisa estar adequado ao que a sociedade dita que é certo. Querer agradar a gregos e troianos é muito estressante e realmente não vale a pena. O melhor é agir conforme a sua própria personalidade, porque, sem clichê, ser diferente é legal. Aprender a se aceitar é a melhor coisa a se fazer.

Além disso, exercícios físicos e para ansiedade ajudam muito a controlar os sintomas da timidez, porque ajudam a desestressar e a controlar o coração acelerado e outros sintomas típicos. Por último, a lição que deve ser aprendida é que você não é a única a ser rejeitada. Todos passam por isso e, portanto, não se deve levar para o lado pessoal. Aliás, a rejeição deve ser encarada como uma maneira de crescer pessoalmente e de se preparar para outras situações similares.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*