Você está aqui: Capa > Comportamento > Como Se Comportar Em Uma Entrevista de Emprego e Se Dar Bem

Como Se Comportar Em Uma Entrevista de Emprego e Se Dar Bem

Entrevista De Emprego: Comportamento É Fundamental

Por Raphaela Perin

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Muitas pessoas perguntam qual é a melhor maneira de se comportar durante uma entrevista de emprego. Apesar de não existir uma fórmula mágica, é claro que há indicações de atitudes que são mais ou menos adequadas.

Basicamente, o comportamento durante a entrevista de emprego vai influenciar positiva ou negativamente na impressão que o recrutador tem sobre o candidato. Ou seja, não serão avaliados somente os conhecimentos profissionais, mas sim tudo o que envolve o mundo do trabalho: pensamentos, atitudes, possibilidade de trabalhar em equipe, capacidade de agir sob pressão, etc.

Assim, é preciso pensar o que fica melhor dizer e fazer quando se está na frente do entrevistador. No entanto, existem algumas dicas certeiras que podem ser seguidas e que ajudam muito os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho.

Normas

A primeira questão que um candidato a uma vaga de emprego precisa ter em mente é que ele pode ter o melhor conhecimento técnico dentre todos os concorrentes, mas se não tiver uma atitude adequada, dificilmente será selecionado. Isso acontece porque, nos dias de hoje, muitas pessoas possuem um bom conhecimento técnico; por outro lado, as empresas também não estão se importando tanto em capacitar um funcionário, desde que acreditem que esta pessoa possa trazer bons retornos. Portanto, saber exercer bem a sua profissão é muito pouco hoje em dia.

Além disso, como já abordado anteriormente, não há uma regra específica de como agir durante uma entrevista de emprego. Isso varia muito de acordo com a empresa, as técnicas utilizadas pelo recrutador, as perguntas feitas e também pelo nível de nervosismo do candidato.

No entanto, há alguns pontos que devem ser observados e respeitados. A primeira questão é ser objetivo e focado. Não é preciso contar toda a história de sua vida para o entrevistador. A ideia é questionar somente o que foi perguntado, adequando as respostas ao lado profissional. Não é legal ficar enrolando e isso geralmente conta pontos negativos para o candidato.

Outro ponto interessante é reconhecer os próprios defeitos e nunca colocá-los como qualidade. Caso seja perguntado sobre os seus defeitos, aponte um e afirme quais são as atitudes tomadas para tentar sanar este defeito. Isso mostra sinceridade e a qualidade de reconhecer os pontos negativos.

Um ponto que também costuma ser bastante positivo tanto na vida pessoal quanto na carreira é o ato de saber olhar nos olhos de quem se está conversando. Além de demonstrar segurança,  o ato de olhar nos olhos do entrevistador faz com que o entrevistador observe a sinceridade e o interesse do candidato.

Saber falar a língua portuguesa corretamente é essencial. Outros idiomas podem ser necessários, mas o candidato pode até ter alguma dificuldade. O problema é se o candidato não sabe falar a língua portuguesa. Por ser o idioma materno, é fundamental mostrar que possui boa habilidade de conversação. Isso não significa usar palavras rebuscadas e complicadas, mas sim ser conciso, não conjugar verbos errados e entender o que o recrutador está perguntando, respondendo exatamente o que está sendo questionado.

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Um problema que costuma aparecer nas entrevistas de emprego é que o candidato precisa saber equilibrar a apresentação de suas qualidades. Ou seja, fazer autoelogios e se achar superior não é legal e nem aceitável. Ao mesmo tempo, é importante mostrar situações em que você se saiu bem, apresentando resultados positivos de projetos realizados em outras empresas já trabalhadas.

Por último, é importante colocar-se no lugar do entrevistador, ter empatia pelo mesmo. É importante entender que o recrutador precisa escolher o candidato que tem as melhores referências num geral. E, mesmo que você não seja selecionado, não quer dizer que não possa trabalhar na empresa, mas apenas significa que, naquele momento, havia alguém com mais qualificação. Tentar de novo é sempre possível.

Fique Por Dentro Das Nossas Dicas


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*