Você está aqui: Capa > Casamento > Dicas Para Casar Sem Se Enforcar em Dívidas

Dicas Para Casar Sem Se Enforcar em Dívidas

Como Organizar Um Casamento Civil

Dicas Para Casar

Dicas Para Casar

Por Raphaela Perin

Claro que toda mulher quer ter um casamento lindo, com tudo a que tem direito. Mas milhares delas estão preferindo se casar no civil e não no religioso. Optar por esta forma de união, porém, não significa ter um casamento mais sem graça. É possível montar uma cerimônia completa, com festa em seguida e tudo o mais que a noiva quiser. Estes detalhes são definidos de acordo com o orçamento do casal, já que, a princípio, os noivos apenas pagam a taxa do cartório no casamento civil.

Aliás, a grande vantagem do casamento civil é essa: ser o mais econômico entre todas as modalidades de casamento. Por outro lado, ele também traz algumas desvantagens, como o fato de o local não conseguir comportar muitas pessoas, de somente funcionar no período diurno, de a cerimônia acontecer de forma pública e o fato de a noiva não entrar usando um vestido de noiva (pelo menos não usando os vestidos tradicionais).

De qualquer forma, esta pode ser uma boa opção para quem não tem muito dinheiro para gastar, mas quer selar a união.

O Que Fazer

Para ter um casamento civil é preciso agendar um horário e dia no cartório. Na data especificada, o casal deve comparecer ao cartório junto com duas testemunhas que possuam mais de 18 anos de idade. Podem ser convidadas mais pessoas para serem padrinhos, mas é importante verificar diretamente com o cartório qual o número máximo de possibilidades, porque isto varia conforme o cartório. Outro item que pode ser questionado é em relação à existência de alguma sala destinada para a realização de casamentos. Neste caso, pode-se fazer a cerimônia nesta sala, perguntando quantas pessoas podem ser comportadas no local.

Dicas Para Casar

Dicas Para Casar

Outra questão que é diferente do casamento religioso é que, no cartório, os noivos entram juntos e se postam na frente do juiz. Depois de tudo ser formalizado, eles trocam as alianças e assinam o livro. Apesar de ser uma cerimônia bastante simples, vale a pena contratar um fotógrafo para fazer o registro do momento, porque, afinal de contas, continua sendo um momento único na vida de uma pessoa.

No momento de escolher a roupa para vestir, muitos quesitos devem ser avaliados, como a estação do ano, o tipo físico, o gosto, a idade, etc. Então, é preciso avaliar o que fica melhor e escolher a roupa adequada. De qualquer forma, é importante perceber que uma produção muito exagerada ou muito simplista não fica legal. Assim, é interessante usar um vestido ou tailleur, mas não um vestido de noiva tradicional. Se optar por um vestido branco, o melhor é evitar pedrarias, bordados exagerados, luvas, brilhos e detalhes assim. Já a roupa do noivo é mais simples. Um terno e gravata caem muito bem, sendo que as melhores cores são o preto, cinza escuro e azul marinho.

Confira Nossa Galeria de Fotos e Comentem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*