Como Cuidar de Cabelos Quimicamente Tratado
Por Raphaela Perin
É difícil existir uma mulher que mantenha a cor natural dos cabelos durante toda a sua vida. Fazer qualquer tipo de procedimento químico é uma atitude cada vez mais normal e hoje em dia também foram incluídos nesse quesito os cabelos que passaram por alisamento, relaxamento e outros processos estéticos como esses. Ou seja, é extremamente difícil haver uma mulher que nunca tenha feito nenhuma alteração no seu cabelo. E são justamente estes procedimentos que deixam o cabelo mais suscetível ao enfraquecimento, ressecamento, pontas duplas e outros problemas que aparecem nos fios.
Então, para manter o cabelo sempre saudável, é preciso tomar algumas atitudes e ter mais cuidados. O resultado é fios mais saudáveis, bonitos, brilhantes e sedosos.
O Que Fazer
A primeira questão que uma mulher precisa saber é quais procedimentos encaixam-se no quesito “quimicamente tratado”. Neste caso, pode ser uma mudança de cor (total ou parcial), alisamento, relaxamento, escova progressiva e qualquer outro processo que utilize um produto que altere a constituição das camadas que compõem o fio. O problema de todos estes procedimentos é que eles precisam ser retocados com certa frequência e isso vai causando mais danos aos cabelos.
Aos poucos, o resultado é que o cabelo fica feio e com o aspecto “espigado”. Então, é necessário ter um tanto de paciência para conseguir reverter o efeito danoso e voltar a ter fios saudáveis como antigamente. Neste processo, a mulher precisa entender que prazos devem ser respeitados e que utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo não é uma medida dispensável. Pelo contrário, é extremamente necessária.
Por isso, a melhor coisa a se fazer é seguir as orientações do cabeleireiro. Cada tratamento químico tem um período que deve ser respeitado antes de o procedimento ser feito de novo. Este período levará em consideração o tratamento químico feito, a tolerância da cliente e também o tipo de cabelo. No caso da tintura, ainda é preciso pensar nos fios brancos, caso eles estejam presentes. Em relação ao crescimento natural dos fios, o ideal é que o intervalo entre a pintura dos cabelos seja de 30 a 40 dias. Já quem tem reflexos ou mechas pode esperar de dois a três meses. Luzes podem ficar até seis meses sem retoque, enquanto que o tonalizante deve ser reaplicado a cada mês. Por sua vez, o alisamento tem duração de três a cinco meses.
Em casa, ter alguns cuidados faz toda a diferença. O primeiro deles é utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Utilize condicionador, xampu, máscara capilar e leave-in apropriados. Caso o seu cabelo possua mais de um tratamento químico misturado, alterne os produtos, sempre dando preferência àqueles que fazem os reparos do procedimento mais forte. Outra questão é relativa à maneira de se lavar os cabelos. O melhor é não juntar os fios no topo da cabeça, mas sim espalhar o xampu no couro cabeludo e, depois, passar o resto do produto no comprimento dos fios, esfregando-os suavemente uns contra os outros.
Erros Comuns
Muitas mulheres cometem erros bastante comuns, mas que podem arruinar um cabelo. Um deles é fazer vários procedimentos químicos acreditando que somente uma hidratação pode trazer a saúde dos fios de volta. Os tratamentos químicos costumam ser bastante fortes e, neste caso, não vale a pena arriscar a saúde dos cabelos. Portanto, tenha o conselho de um profissional e faça somente aquilo que pode ser feito, sem o risco de prejudicar os cabelos.
Outro problema está relacionado ao uso de xampus antirresíduos. Eles devem ser utilizados, mas com moderação, porque senão podem causar o efeito contrário, ou seja, prejudicar a saúde dos cabelos.