Cabelos: Corte Em Camadas
Por: Valéria Nagy
Cortar o cabelo em camadas auxilia no movimento deles, lisos ou ondulados. Porém, quem mais procura esse tipo de corte são as donas dos cabelos lisos. Isso porque os cabelos lisos, por não ter volume, acabam não tendo muitas opções de penteados e ficam, muitas vezes, escorridos demais, dando aquele ar de “lambidos”. Para ajudar a dar mais volume e movimento, este corte é mesmo o mais indicado.
Repicar
Os cabeleireiros costumam dizer que repicar os cabelos os deixam “desconectados”, o que auxilia no volume dos lisos. Então a dica é desconectá-los. Se o seu cabelo é liso e fino, deve ser repicado com a tesoura. Muitos profissionais picotam as pontas com uma tesoura, para dar o movimento esperado.
Navalha
Já a navalha é indicada para quem tem os cabelos lisos e grossos, pois desconectam ainda mais os fios. O profissional repica o cabelo usando a navalha nas pontas. A ação pode “assustar” um pouco, mas o resultado é muito bom.
O corte em camadas também ajuda a destacar as características do rosto da mulher. Devem ser cuidados com produtos que ressaltem ainda mais o corte, como pomadas e gloss. Muitas meninas também optam por cortar a franja junto ao corte em camadas. Dependendo do formato do rosto, combina bastante.
Algumas famosas aderiram ao corte em camadas com franja. Isso também é fator determinante para que inúmeras seguidoras apareçam e comecem a fazer o estilo do momento nos salões de cabeleireiros.
Jennifer Lopez, Demi Lovato, Miley Cyrus, Reese Witherspoon, Vanessa Hudgens, são algumas das gatas que brilham com esse corte.
Cortando o Próprio Cabelo em Camadas
Há quem prefira cortar o cabelo em casa, pelas próprias mãos. Nem todos os cortes permitem isso, é claro. Mas o corte em camadas sim. A técnica não é complicada e se você tem talento para cortar, vá em frente! Para fazer qualquer corte de cabelo é preciso ter uma tesoura especial para esse fim. Não corte o seu cabelo com outro tipo de tesoura, pois o resultado pode ser desastroso. Comece jogando todo o cabelo para frente e desembaraçando (prefira o uso de pente em vez de escova). Com a cabeça ainda abaixada, molhe o cabelo no chuveiro e continue penteando, para que fique completamente desembaraçado e por igual. Agora junte todo o cabelo no meio da testa e prenda bem firme com o prendedor. Penteie para ajeitá-los novamente. Ainda na mesma posição, meça o quanto quer cortar e pronto. Solte-os e jogue-os para trás. Penteie e veja o resultado. A prática é a melhor aliada do bom resultado. No princípio, se for o caso, peça ajuda de um profissional, que possa orientá-la a fazer o corte corretamente.